Sabedoria milenar
"Viva a cerveja: a causa e a solução de todos os problemas!!!"
Homer Simpson
Homer Simpson
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Línguas
Bem, não é desse tipo de língua que pretendo falar.
Nem desse.
E também não é desse tipo de língua.
Pronto, essa chegou mais perto.
Olá pessoas! No meu 4º post vou falar um pouco sobre as línguas.
Qual terá sido a origem das línguas? Qual terá sido a primeira língua? A resposta para essas perguntas não é conhecida pelo autor, mas este vai vos apontar duas alternativas:
1. Nos primórdios da humanidade, onde os seres humanos ainda eram muito parecidos (mesmo) com os macacos, os homens caçavam juntos, dormiam juntos, lutavam contra os animais juntos, faziam sexo juntos (Uêpa! Aí acho que não), ... enfim, viviam juntos. Então, para cada um saber o que fazer em determinada situação, eles estabeleceram entre si um método rudimentar de comunicação baseado em gestos. Depois, quando aperfeiçoaram o dom da fala, passaram a fazer ruídos e depois passaram a fazer sons nasais e sons com movimentos linguais. Depois, com o surgimento dos modos de produção e a segregação dos contimentes, cada povo passou a se comunicar de forma diferente entre si, tanto com o objetivo de acreditar que aquela comunicação é a mais eficiente, tanto para que grupos inimigas não soubessem o que diziam. As línguas foram aperfeiçoadas e deram origem às línguas atuais.
2. Versão bíblica. Os filhos de Noé iniciaram a construção de uma torre pela qual eles escalariam e chegariam ao céu. O nome dessa torre era Torre de Babel. Mas Deus não queria que o projeto fosse concluído e, para confundir aos povos, fez com que cada um falasse uma língua diferente. Sem entendimento, sem torre. Essa é a outra versão para o surgimento das línguas.
E a partir de um desses dois episódios, surgiram os mais variados idiiomas: inglês, mandarim, japonês, espanhol, sueco, francês, italiano, grego, latim, português, africâner, coreano, turco, alemão, galego, árabe, holandês, lituano, hebraico, russo, atsuwegi...
O quê? What? WTF? Calma. O "átsuvêgi" é uma língua nativa norte-americana, considerada por muitos a língua mais estranha do mundo. Pra se ter uma ideia, imagina a cena: imagine um lago, e que nas margens desse lago estão fezes recentes de um animal qualquer. Vem uma rajada de vento e empurra esses dejetos na água.
A mente conectará informações básicas do seu idioma e diz para si mesmo: "As fezes do animal foram lançadas na água pela rajada de vento". Caso um falante de atsuwegi visse essa cena, ele pensaria em apenas um verbo: "ca-st'aq' ic't". Esquisito (e portátil), não acham?Pode olhar na revista Ciência hoje, no exemplar 275, de outubro de 2010, que eu não estou brincando! Seria bom todos nós aprendermos atsuwegi para digitar à vontade nas redes sociais... Mas eu não tenho a mínima vontade. Melhor falar o bom e velho purtuguêiz.
Até mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Perguntas frequentes (ou não) sobre o blog
1) O nome do blog é "Chinelo Prateado"?
R.: Não, o blog se chama "A volta dos que não foram" ¬¬'
2) Quem é o autor dessa joça?
R.: Mais respeito, e o autor sou eu.
3) Nessa página tem vírus?
R.: Não, pode navegar à vontade.
4) O que eu leio nesse blog?
R.: Palavras, conexas ou não, que formam frases e/ou períodos.
5) Quando eu chego nessa página, sou obrigado a permanecer nela?
R.: Sim!
6) Posso dvulgar esse blog pros meus amigos?
R.: Pode e deve.
7) O que eu posso fazer para divulgar esse blog?
R.: Você tem duas alternativas: ou divulga o seguinte link: http://chineloprateado.blogspot.com ou você solta um pum e sai correndo pelo meio da rua.
8) Por que você é tão mal-educado?
R.: Não sou, isso é só pra chamar a atenção dos leitores.
4 comentários:
Interessante.
Só eu que acho que a 1ª explicação para a existência de várias línguas é totalmente mais lógica e realista que a 2ª?
Anyway... Não vamos entrar em discussões religiosas...
E muito interessante esse idioma "atsuwegi"... Será que William James Sidis (um gênio americano que, quando adulto, falava mais de 40 idiomas e até inventou um) demoraria quanto tempo para dominá-lo? rsrsrs
Gostaria que você apresentasse aqui no blog a origem da conheida "língua do PÊ".
Mateus, imagina se cada religião fosse apresentar sua versão da origem das líguas? Nossa! Seria uma infinidade. Well, línguas e línguas a parte, a primeira versão é mais lógica mesmo, no entanto religião é um assunto muito complicado e interessante... Vai ver alguém a muitos milhares de anos atrás achou meio mixuruca a versão científica para a origem dos idiomas e resolveu dar uma "enfeitada".
duendes de dinamite e contente me trouxeram aqui
E vim do futuro para avisar que a Dilma è uma repitiliana !
Postar um comentário