Até os autores de blogs sofrem de insônia. Aconteceu comigo de ontem pra hoje. Devo confessar que foi bem esquisito.
HISTÓRIA BASEADA EM FATOS REAIS. OS HORÁRIOS AQUI COMENTADOS CORRESPONDEM AO HORÁRIO LOCAL DE RECIFE, QUE ESTÁ UMA HORA ATRASADO EM RELAÇÃO AO DE BRASÍLIA POR CAUSA DO HORÁRIO DE VERÃO.
Fim de ano é época de confraternizações. Fui a uma dessas ontem de noite, mas não fiquei muito tempo e acabei indo na praça comer pastel de forno (delícia). Cheguei de 23:40 em casa e fui me arrumar pra dormir. Faltava uma coisa: o sono.
Sem sono me virava de um canto pra outro da cama, regulava a potência do ventilador, tomei um banho quente pra ver se relaxava. Nada. E acabei me vendo acordado de 01:30 da madrugada. Até aí é normal, muita gente vai dormir nessa hora. Mas o pior vem por aí.
Fui olhar o que passava na TV, e haviam poucas opções: programação nenhuma, popularmente conhecido como porra nenhuma, culto religioso na Record, o cinema Corujão na Globo, a Polishop e a Shoptime divulgando seus produtos e mais nada. Então dei uma saidinha de casa.
Como a cidade em que eu vivo só tem 20 mil habitantes, tava todo mundo dormindo, até esse pessoal que fica rondando a cidade, nessas empresas de segurança domiciliar, estava dormindo. Tudo muito pacato. A Lua estava belísima às três da matina. Mas como não tinha nem um bêbado jogado no chão para bater altos papos, acabei voltando pra casa.
Quando voltei me dei conta que deixei a TV ligada (sintoma da desatenção que a falta de sono pode causar), e tinha um pastor lá gritando "Você quer uma vida nova? Deus te dá a oportunidade de ter uma vida nova, eu quero uma vida nova, se você quer ter uma vida nova, ligue para nós e nos dê a sua data de nascimento, porque a gente vai orar por você e Deus quer que você ligue para nós..." Nada contra os protestantes, mas ô carinha chato! Se quer tanto ter uma vida nova, para de incomodar os outros de madrugada, infame! Novamente, não sou contra nenhuma manifestação religiosa, nem contra nenhuma manifestação de caráter ateísta. Mas aquilo enche o saco de qualquer um.
E às 3 e meia da madruga, sem sono, eu fui ler a minha coleção de revistas. E vi coisas interessantíssimas, fascinantes, entre elas duas que quero compartilhar com vocês. Uma diz que em apenas três espécies animais (conhecidas) os representantes femininos atingem a menopausa: as orcas, as baleias-piloto e os seres humanos. A ciência ainda tenta descobrir por quê. A outra é sobre a Teoria da Relatividade, criada por esse aí:
A Teoria da Relatividade diz, entre outras coisas, que um campo gravitacional altera o andar de qualquer máquina de marcar o tempo. Quanto mais intenso esse campo, mas devagar "o tempo anda". Se eu passar 79 anos da minha vida, vivendo a 1 metro acima do nível do mar, eu vou ficar 270 bilinésimos de segundo mais velho do que deveria. Lendo essa matéria, comecei a ter uma epifania, a entrar em estado de hipnose, a refletir sobre isso. Já que moro a 630 metros de altitude, passei 42 horas da minha vida dentro de um avião, passei 3 semanas em Nova Friburgo, a 1 km de altitude, alguns dias em São Paulo e outros tantos nas praias, fiquei pensando quanto tempo a mais de vida eu terei.
E nessa epifania, o sono chegou às 05:30, com o Sol ameaçando aparecer. Minha mãe veio no meu quarto e disse: "Vai dormir, desgraça!!!" E dormi.
Um comentário:
Que conhecidência! De ontem pra hoje eu fiquei com uma fuck de uma insônia. Quando isso acontece eu escuto meu querido OASIS e fico pensando na vida... Insõnia resulta em uns insights bem interessantes.
Postar um comentário