Sabedoria milenar

"Viva a cerveja: a causa e a solução de todos os problemas!!!"

Homer Simpson

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Contos infantis - Será? > Chapeuzinho Vermelho

"Era uma vez uma linda menina chamada Chapeuzinho Vermelho..." Essa é uma história muito conhecida e muito contada aos pimpolhos do mundo inteiro. O lobo que engole a vovó, o caçador que tira a vovó de dentro da barriga do lobo, tudo indica para um cenário épico onde Chapeuzinho e a Vovó são mocinhas indefesas, o Lobo é o vilão e o Caçador é o grande herói da história.


Mas será que essa história é uma versão original? A resposta é não. Tudo indica que existia, antes dessa versão, uma versão erótica da mesma história e com os mesmos personagens.Alguns trechos permanecem iguais, como a parte em que "o lobo come a vovozinha" e que "o lobo corre atrás de chapeuzinho para comê-la". Lobinho danado, vocês não acham?
Para evitar o duplo sentido, alguns livros usam o verbo devorar. Ainda assim, a história apresenta algumas inconstâncias, algumas partes infundadas. Vamos a elas:

1. O lobo engole a vovó. Que raios de sistema digestivo possuía aquele lobo? Mesmo que a vovó fosse o menor ser humano já visto, ainda assim seria dificíl para o lobo engoli-la, ainda mais engolir de uma só vez. Isso mostra que o lobo "comeu" a vovó, mas pelo visto a boca não tinha dentes...
2. O caçador salva a vovó. Consequência do ato anterior. Pelo que se desenrola a história, mesmo que a gente leia a história nas carreiras, levaríamos pelo menos dois minutos entre a parte acima e essa. O que já seria tempo suficiente para a velha morrer dentro do lobo, OK? A falta de ar, excesso de líquidos e ação de sucos em cima da vovó poderiam matá-la até antes de chapeuzinho entrevistar o lobo deitado na cama dela.
O caçador salva a vovó e a pobre moça de capuz vermelho fazendo um corte na barriga do lobo.
Tudo leva a crer que o lobo comeu a vovó e queria comer Chapeuzinho, mas o caçador salvou ambas. No causo original, a faca do caçador cortou mais embaixo (deve ter doído).

Crianças com no máximo 12 anos, esqueçam o que leram acima.
Outra história suspeita? Comentários sobre esta análise? Comenta, por favor, sim? Aproveita e segue também.
Agradecimentos especiais à galera do Banheiro do Hotel de Hilbert. A ajuda de vocês foi importante nessa matéria.

See ya.

Nenhum comentário:

Perguntas frequentes (ou não) sobre o blog

1) O nome do blog é "Chinelo Prateado"?

R.: Não, o blog se chama "A volta dos que não foram" ¬¬'

2) Quem é o autor dessa joça?

R.: Mais respeito, e o autor sou eu.

3) Nessa página tem vírus?

R.: Não, pode navegar à vontade.

4) O que eu leio nesse blog?

R.: Palavras, conexas ou não, que formam frases e/ou períodos.

5) Quando eu chego nessa página, sou obrigado a permanecer nela?

R.: Sim!

6) Posso dvulgar esse blog pros meus amigos?

R.: Pode e deve.

7) O que eu posso fazer para divulgar esse blog?

R.: Você tem duas alternativas: ou divulga o seguinte link: http://chineloprateado.blogspot.com ou você solta um pum e sai correndo pelo meio da rua.

8) Por que você é tão mal-educado?

R.: Não sou, isso é só pra chamar a atenção dos leitores.